segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

SIEBE GORMAN dive helmet.



Escolhi este capacete para dar inicio a este blog/museu-virtual por varias razões, em primeiro lugar por ser uma das peças mais antigas que possuo na minha colecção, por ser uma peça emblemática do mergulho, onde ainda hoje muitas empresas utilizam a sua imagem como símbolo e por fim devido ao valor intrínseco, pela história que encerra e por ser o mais emblemático de todos os capacetes "Pé de chumbo" fabricados até hoje.

Breve história: Augustus Siebe o fundador da empresa de seu nome, nascido na Alemanha e considerado o "Pai do mergulho".

O capacete de mergulho "fechado" Siebe Gorman teve inicio de produção em Inglaterra em 1840, e permitiu aos mergulhadores descerem a maiores profundidades em segurança do que até então. Fixo a um fato de tela/borracha, tornou-se no "standard suit" que revolucionou o mergulho e tornou o trabalhador subaquático um elemento essencial nos salvamentos e na engenharia civil.

Muitos dos grandes projectos de construção da época vitoriana, tal como pontes, túneis, e faróis ainda hoje em uso, não teriam sido construídos sem esses mergulhadores "Pé de Chumbo".

Siebe construiu o seu primeiro capacete "fechado" de mergulho em 1840, previamente os mergulhadores confiavam em capacetes "abertos" que permitiam que o ar escapasse por baixo do «colar», aumentando o risco de afogamento.


O capacete Siebe Gorman fechado era aparafusado num fato de mergulho modificado baseado nos fatos de capacete-aberto, onde os mergulhadores recebiam ar bombeado da superfície por uma bomba/compressor. O fato era á prova de agua o que o tornava muito mais seguro que os primeiros modelos de fatos, juntamente com compressores especiais também desenhados e construídos por Siebe Gorman, fizeram com que mergulhar a 25 metros fosse possível.

O capacete que aparece nas fotos é um dos meus exemplares Siebe Gorman 12 Bolt, dos quais possuo apenas dois até ao momento, um fabricado ainda no séc. 19 e este produzido no inicio do séc. 20, outro aspecto interessante destes exemplares que possuo, prende-se com o facto de terem sido utilizados por uma equipa de mergulhadores Ingleses na construção do primeiro molhe/paredão de Cascais.

4 comentários:

  1. Antes demais é um prazer ser o primeiro a colocar um comentário neste interessante blog. Em segundo lugar, eu já tive o prazer de ver esta magnifica peça, que para todos os que estão ligados ao mergulho não deixa de ser uma verdadeira pérola. Uma peça que nos faz imaginar com facilidade os riscos a que estavam sujeitos os mergulhadores de outros tempos.
    Magnifica iniciativa meu caro. Parabéns.
    Nuno

    ResponderEliminar
  2. Olá Tz, antes de mais, muitas felicidades para este novo espaço.

    Estou maravilhada com esta peça, que consiste num importante testemunho da evolução histórica do mergulho, quer na Europa, quer em Portugal.

    Absolutamente fantástica :)

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns pela iniciativa.
    Mais uma vertente do mergulho que permitirá alargar os conhecimentos de todos. Pelo menos para mim... sempre a aprender!!!

    ResponderEliminar
  4. Parabens Tz por este espaço.
    Agrada-me muito poder saber mais sobre a historia do mergulho.
    Ana Sousa

    ResponderEliminar